No atual sistema de gestão de resíduos, não há destino adequado para os brinquedos, acabando a maioria em aterros ou incinerados, embora grande parte do plástico e dos materiais de que são feitos seja reciclável.
Os brinquedos não são reciclados por serem compostos de muitos materiais diferentes, difíceis de separar uns dos outros, complicando a sua reciclagem.
Portanto, é urgente incentivar a discussão pública em Portugal sobre a falta de solução de reciclagem para tantos objetos plásticos como os brinquedos e acima de tudo, propor soluções!
Nascido dessa ambição, o projeto piloto “REPLAY ” irá criar os alicerces para o desenvolvimento em rede de um sistema nacional de reciclagem dos brinquedos em fim de vida, começando por 5 municípios do país (Porto, Figueira de Castelo Rodrigo, Cascais, Lisboa e Évora).
Guiado pelos objetivos da economia circular, parte do plástico recolhido será reciclada criativamente em novos brinquedos, que evitem o uso de novos recursos e elevem o brincar!
Não há reciclagem sem triagem de materiais!
O REPLAY arranca com uma campanha de desmontagem e triagem de brinquedos, e convida os cidadãos a participar entre Fevereiro e Junho.
Participa com brinquedos.
Foram definidos pontos de entrega onde podem ser depositados os sacos de brinquedos desmontados, contabilizados e classificados por material. Os pontos de entrega estarão em funcionamento até final de Junho. Começamos com os 5 municípios mas a rede de pontos de entrega já cresceu e ganhou maior abrangência no território nacional.
Consulta a lista aqui.
Durante a triagem em casa, os participantes são convidados a fazer uma primeira contagem dos diferentes materiais que compõem os brinquedos. Posteriormente, uma rede de voluntários do REPLAY irá re-contabilizar os diferentes materiais, contribuindo para a definição dos primeiros dados quantitativos e qualitativos sobre os materiais dos brinquedos em Portugal.
Apoia-nos como voluntário.
Foi lançado um desafio aos estudantes de design de produto da ESAD - Escola Superior de Design e Artes em Matosinhos e da Escola de Artes da Universidade de Évora para desenvolver o conceito de design de um novo brinquedo. Os projetos selecionados serão depois convertidos em moldes que serão distribuídos aos 5 labs com as máquinas de Precious Plastic Portugal. O resultado da transformação criativa será a produção de novos brinquedos a partir de plástico reciclado.
O plástico será encaminhado para a comunidade de Precious Plastic Portugal instalada nas 5 cidades, e será utilizado na criação de uma nova peça. O plástico é separado e limpo, a seguir triturado e por fim transformado a partir de processos de injecção, extrusão ou compressão, resultando em novos objetos/ brinquedos.
Parte do plástico será enviado para a empresa Extruplás que o irá transformar num novo modelo de mobiliário urbano — uma caixa para ser colocada em parques infantis públicos que promova a troca de brinquedos em bom estado entre as famílias, e assim estimule o sentido de partilha e espírito de comunidade.
Os componentes eletrónicos e as pilhas irão para a empresa Electrão. Os outros materiais — metal, borracha, cartão e tecido — serão encaminhados para os diferentes fluxos de reciclagem locais, ou oportunidades de upcycling.
O REPLAY convida a vários momentos participativos com especialistas, políticos, industriais, ativistas, artistas, entre outros, de forma a elevar a discussão pública e política sobre a qualidade dos brinquedos e do brincar.
Consulta o programa e Participa.
O REPLAY pretende atuar em várias frentes.
Aumentar a consciência ambiental e a co-criação de soluções inovadoras para a redução do desperdício, incentivando o trabalho em rede e mobilizando os diversos membros da sociedade civil - famílias, associações, estudantes, empresas, criativos, comunidade científica, municípios. Democratizar o acesso a informação adequada sobre materiais, de modo a assegurar um consumo consciente e seguro.
Reavaliar o ciclo de vida dos brinquedos ao nível sistémico, em relação aos 5Rs da sustentabilidade, nomeadamente: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reciclar. Incentivar a reparabilidade e iniciativas de reparação, reduzindo vários níveis de desperdício. Promover a partilha de brinquedos e maior interação e coesão comunitária ao nível local.
Criar soluções tecnológicas sustentáveis para a transformação criativa do plástico dos brinquedos e capacitar as comunidades Precious Plastic Portugal do país. Desenvolver novos objectos de design feitos de plástico reciclado e dar aos brinquedos estragados uma nova vida
O REPLAY é um projeto do Zero Waste Lab e da Precious Plastic Portugal, que conta com uma vasta rede de parceiros e o mecenato do Novo Banco.
O ZERO WASTE LAB (ZWL) é uma organização sem fins lucrativos de ambiente nascida em 2017 com a missão de promover o conceito Lixo Zero e contribuir construtivamente na transição para um futuro sem lixo. Assume o Lixo Zero como filosofia, inspirada na capacidade da natureza de transformar o que não serve a um como alimento para o outro, significa ir além de minimizar o impacto negativo, procurando uma participação regenerativa e de legado positivo. Não só na mitigação da produção de resíduos, mas também no poder de influência de cada um e d e cada entidade no seu circuito e relações, como exemplo mobilizador dos seus pares e clientes. Movimento gera movimento.
O PRECIOUS PLASTIC PORTUGAL (PPPT) é um projeto desenvolvido pelo OPOLAB desde 2016 que faz parte da comunidade global do Precious Plastic | One Army - centenas de pessoas que se dedicam a arranjar soluções para combater a poluição causada pelo plástico. Conhecimento, ferramentas e técnicas são partilhadas online em regime de open-source. Para além de fabricar as máquinas de reciclagem de plástico, desenvolvem igualmente novas soluções de equipamento, e procuram desafios em diferentes áreas como design de produto, arquitectura e outras aplicações para plástico reciclado. Oferecem serviço de formação e atividades de sensibilização com a experimentação e aprendizagem do funcionamento das máquinas, desenvolvimento de design, fabrico de moldes e prototipagem.
Descubra a nossa rede de parceiros e de apoio nacional.
- NOVO BANCO - Contas com Gestos que Contam
- Câmara Municipal de Cascais
- Município de Figueira de Castelo Rodrigo
- Câmara Municipal de Porto
- Câmara Municipal de Évora
- Câmara Municipal de Lisboa
- Precious Plastic Portugal no OpoLab - Porto
- Plataforma de Ciência Aberta em Fig. Castelo Rodrigo
- ARTERIA_LAB
- Recycle Lab na Universidade de Arquitectura de Lisboa
- Claro Cascais na JF Cascais Estoril
- ESAD - Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos
- Universidade de Évora
- NUCTA- Núcleo Universitário de Ciências e Tecnologia do Ambiente da Universidade do Porto
- Jardim de Infância/ Escola do 1ºCEB do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
- Escola do 2ºCEB do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
- Escola do 3ºCEB e Secundário do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
- Escola Básica do 1º CEB de Escalhão
- Jardim de Infância / Escola do 1º CEB de Reigada
- Jardim de Infância / Escola do 1º CEB de Vermiosa
- AE Manuel Ferreira Patrício (Évora) - 3º ano da EB Sra. da Glória
- AE Gabriel Pereira (Évora) - 3º ano da EB Heróis de Ultramar
- AE Severim de Faria (Évora) - 3º ano da EB Horta das Figueiras
- AE André de Gouveia (Évora) - 3º ano da Escola Galopim de Carvalho
- Escola Aprendizes Cascais
- 100% ADN
- Agrupamento de Escuteiros 12 - Dume - Braga
- Casa da Freguesia de Escalhão
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses
- Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Garcia e Doutor Álvaro Augusto Garcia
- Associação Académica da Universidade de Évora
- Olivias_lovelydecor
Agradecemos a todos a disponibilidade!
Ver lista aqui.