PT EN

PARTICIPA COM BRINQUEDOS

QUEM PODE PARTICIPAR?

As campanhas de desmontagem e triagem de brinquedos dirigem-se a todos os que desejam acabar com os milhões de brinquedos que terminam todos os anos em aterros ou incinerados, e querem-lhes dar uma nova vida!

Durante a primeria campanha REPLAY de 2021 (no contexto da pandemia), convidamos as famílias a usar o tempo em casa para mergulharem cuidadosamente neste processo de triagem dos brinquedos e dos seus materiais. A colaboração de todos é fundamental e provou ser uma excelente oportunidade para desenvolver, também juntos com as crianças, novos conhecimentos sobre materiais, os seus ciclos de vida e a complexidade de composição dos brinquedos.

Estamos dedicados ao lançamento de uma nova campanha REPLAY! Fiquem atentos e sigam-nos nas redes!

PARA FAZER O QUÊ?

Os brinquedos são compostos de muitos materiais diferentes. Para assegurar a sua reciclagem, vai ser preciso desmontar as diferentes partes dos brinquedos de acordo com os materiais de que são feitos: plástico, metal, circuitos eletrónicos, pilhas, cartão, borracha, tecido.

É neste passo preliminar, mas essencial, que precisamos de ti!

COMO?

Através de 4 passos a realizar em casa:

1 - Seleção de brinquedos
2 - Desmontagem
3 - Contabilização
4 - Entrega

Segue os passos detalhados no GUIA DE BRINQUEDOS. Vai tirando fotos do processo e partilha nas redes com #plasticreplay. 

PARTICIPA COM BRINQUEDOS - O GUIA

PARTICIPA COMO VOLUNTÁRIO

Durante a primeria campanha, recebemos a ajuda preciosa de mais de 60 voluntários nos municípios participantes — Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa, Évora— que apoiaram incansavelmente a desmontagem e contagem exaustiva de todos os materiais. Gratidão imensa!  

Estás interessado em nos apoiar na próxima campanha?
Preenche o nosso formulário de contacto!
As nossas equipas entrarão em contacto contigo no momento certo. 

PARTICIPA COM APOIO FINANCEIRO

Depois do enorme sucesso do piloto (ver página de resultados), pretendemos suster e expandir as redes de recolha e reciclagem de brinquedos REPLAY. Para isso, contamos com a mobilização e apoio dos municípios portugueses, do sector privado e dos cidadãos. 

 

1 - Sê um PATROCINADOR REPLAY

2 - Sê um MUNICÍPIO REPLAY 

 

Contacta-nos para conhecer as condições.